Como curar fobia social sozinho: é possível?
- dramairalopes
- 17 de out. de 2024
- 2 min de leitura

A fobia social afeta milhões de pessoas, causando medo extremo de interações sociais e eventos públicos. É comum sentir medo de mal avaliado, mal interpretado, ofender os outros ou desagradar (Leia mais sobre o que é fobia social aqui).
A pergunta que muitos fazem é: é possível curar a fobia social sozinho? Veja abaixo:
A verdade é que, embora algumas técnicas de autocuidado ajudem a reduzir os sintomas, como meditação, exercícios de respiração e autoexposição gradual, superar completamente o transtorno sem ajuda profissional pode ser desafiador.
Técnicas de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por exemplo, são mais eficazes quando aplicadas com orientação especializada.
Você pode experimentar algumas técnicas como esta:
Como praticar a autoexposição gradual:
Comece devagar: Enfrente situações sociais menos desafiadoras, como cumprimentar um colega de trabalho, enviar uma mensagem, responder ao caixa do supermercado.
Aumente a dificuldade: Progrida para interações um pouco mais complexas, como pequenas conversas casuais em grupos, telefonar, pedir favores.
Registre suas conquistas: Anote as situações enfrentadas e como se sentiu para acompanhar seu progresso, tente identificar quais os pensamentos estavam passando pela sua cabeça nesses momentos e confronte-os.
Pratique regularmente: A repetição é essencial para diminuir a ansiedade em cada novo passo.
Embora seja possível gerenciar os sintomas por conta própria, para uma recuperação completa e duradoura, é recomendável buscar um psiquiatra ou psicólogo especializado em transtornos de ansiedade.
A consulta pode ser realizada também por Psiquiatra Online, a Drª Êminne é especialista em fobia social. Agende sua consulta AQUI.
Se você sofre de fobia social, lembre-se de que procurar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas o primeiro passo rumo à sua liberdade!
Comments